O Ciclo de Aprendizagem Vivencial

A base da aprendizagem vivencial é a experimentação. O Ciclo de
Aprendizagem Vivencial - CAV - tem sua origem nas pesquisas de David Kolb (1990),
psicólogo americano. Para o autor, a noção de criação e transferência de conhecimento
é muito mais do que uma mera reprodução. É um processo que passa pela reflexão,
crítica e internalização do que é vivido.
O ciclo de aprendizagem experiencial ocorre quando, a partir de determinada
atividade, o grupo estabelece certo grau de análise através dos resultados obtidos. Desta
análise, extraem-se analogias para o dia-a-dia organizacional para que seja realizado um
balanço das práticas que o grupo adota em seu cotidiano, aumentando a percepção dos
participantes no que podem melhorar além de entender as melhores práticas que devem
ser preservadas.
Uma pessoa passa por uma experiência concreta, depois reflete sobre a situação
e disso abstrai ou internaliza algum significado. Essa "bagagem" que passa a fazer parte
dos conhecimentos, valores ou crenças dessa pessoa, pode então ser utilizada em outras
situações, muitas vezes bastante diferentes da primeira. O ciclo é iniciado novamente.
O CAV ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa-a
criticamente, extrai algum insight útil dessa análise e aplica seus resultados. Este
processo é vivenciado espontaneamente no dia a dia, mas também pode ser criado, em
situações controladas, visando alcançar focos de aprendizagem específicos.

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